quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Detentos ameaçam 2 reféns na P-1 com escovas de dente



Escovas de dente com os cabos afiados foram as armas usadas por dois detentos da P-1 (Penitenciária Tarcizo Leonce Pinheiro Cintra) de Tremembé para fazer um agente penitenciário e um visitante reféns em uma tentativa de fuga frustrada na manhã do último sábado.

O agente e o visitante foram mantidos reféns pelos detentos durante cerca de uma hora na enfermaria da unidade prisional.

A SAP (Secretaria de Administração Penitenciária) informou que os dois detentos, Endrigo Sampanha, 29 anos, e Flávio Kimgmner Miller, 32 anos, serão transferidos para outra unidade.
Por meio de nota, a SAP informou ainda que solicitará ao Juízo de Direito das Execuções Criminais a internação dos presos no RDD (Regime Disciplinar Diferenciado), com proposta de permanência por um período de 60 dias.

O RDD é um regime considerado mais rigoroso, onde o preso permanece isolado em punição por faltas cometidas dentro do sistema prisional.

Ação.

Por volta de 8h30, Sampanha surpreendeu o agente penitenciário na enfermaria.

O agente estava acompanhando o parente de um detento que estava internado no local.

O detento deu uma gravata no agente e usou a escova de dentes para ameaçá-lo.

De acordo com a polícia, quando o agente tentou chamar ajuda via rádio, Miller sacou outra escova de dentes com o cabo afiado e continuou fazendo ameaças ao agente e também ao visitante.

Em minutos, outros agentes foram até a enfermaria e, junto com o diretor da penitenciária, negociaram durante uma hora a liberação das vítimas.

O agente e o parente foram liberados posteriormente pelos presos sem ferimentos.

Funcionários que trabalham na penitenciária reclamam da falta de segurança e da infraestrutura precária, situação que acaba piorando por conta da superlotação.

“Aqui é assim, vivemos reféns do medo. Muitos olham torto, falam pelas costas e nos resta pouco amparo. A superlotação dos presídios faz que eles fiquem ainda mais agressivos”, disse um agente penitenciário que pediu para não ter o nome revelado.

Com a capacidade para abrigar 538 presos, a P-1 de Tremembé tem atualmente 616 detentos -- todos mantidos em regime fechado. A unidade passa por obras de ampliação (leia texto nesta página).

A P-1 é considerada atualmente reduto de integrantes do PCC (Primeiro Comando da Capital) detidos.

Investigação.

A SAP informou que foi elaborado um Boletim de Ocorrência sobre o caso com relatos das vítimas e testemunhas.

Além do inquérito policial, também foi instaurado um procedimento disciplinar pela direção da unidade.

Superlotação

Obras vão ampliar capacidade

Para reduzir a superlotação da P-1 de Tremembé, a SAP (Secretaria de Administração Penitenciária) iniciou em abril obras de reforma e ampliação da unidade. O investimento é de mais de R$ 10 milhões. Após a ampliação dos pavilhões 1,2 e 3, serão abertas 638 novas vagas. Serão refeitas instalações elétricas, de água e esgotos, entre outros.


fonte: Jornal O Vale
créditos: Michelle Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário