sábado, 14 de abril de 2012

Entrega de ‘jumbo' e Sedex também foi suspensa

No quadro de avisos ao lado da portaria de entrada do CDP (Centro de Detenção Provisória) de Diadema, uma folha de papel sulfite informava aos visitantes que, a partir de 10 de abril, estariam suspensos os serviços de jumbo (entrega de comidas e roupas), Sedex e visitação aos detentos dos raios 11, 21 e 31 por 30 dias.

Mais abaixo, seguia a lista com a transferência de 45 detentos, dos quais 38 enviados para a Penitenciária 1 de Presidente Venceslau como forma de punição - eles pertenceriam aos raios penalizados.

Na prática, segundo mães e mulheres dos presos entrevistadas pela equipe do Diário ontem, os 30 dias sem visita significam trancados na cela - cada uma abriga cerca de 40 homens -, sem banho de sol.

A decisão causou revolta. "Não é justo que todos paguem por um", criticou jovem de 26 anos, de São Paulo, mulher de detento por porte de arma e identidade falsa.

Um funcionário da portaria confirmou que houve briga entre preso e agentes penitenciários. A SAP (Secretaria da Administração Penitenciária) não informou a média de detentos são por raios. Segundo os familiares, são cerca de 150.

Segundo o Sindasp, há deficit de agentes nos 38 CDPs do Estado. Em média, há um profissional para cada 45 presos, quando o ideal seria um para dez. O salário é de R$ 2.500.


fonte: Diario do Grande ABC
créditos: Elaine Granconato

Um comentário:

  1. É parece que nada mudou no cdp Diadema, muito pelo contrario piorou.
    Me desculpem os agentes serios e idoneos, mas no cdp Diadema o que mais tem são agentes corruptos que se venderam pra faccao. La entra drogas todos os fins de semana levada por mulheres de homens desta faccao. E inexplicavel, que as mulheres serias e honestas , passam por uma revista constrangedora e humilhante. Sao ofendidas tantos pelos agentes masculinos como pelas femininas. Como explicam que as mulheres dos caras do comando conseguem entrar com drogas? E os celulares e sabido que são vendidos pelos proprios agentes, que por sinal no dia da blits avisa os lideres e ainda escondem os celulares deles. Uma vergonha para a classe de agentes penitenciarios serios, e que realmente correm risco dentro dos presidios e cdp. Se a faccao conhecida ai na midia cresce tanto dentro dos presidios , é por culpa de agentes que deveriam estar presos ao inves de estarem humilhando Cidadãos de bem em dia de Visita.

    ResponderExcluir