quinta-feira, 29 de março de 2012

Celulares são os maiores aliados do PCC nos presídios do Estado


Apesar da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato grosso do Sul(Agepen) assegurar que tem lançado mão de todos os meios para impedir a entrada de telefones celulares nos presídios, esses aparelhos têm sido o principal meio de comunicação da organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).

De dentro do Presídio de Segurança Máxima de Campo Grande, instalado na região da saída para Três Lagoas, a facção lidera diversos crimes no lado de fora, a começar pelos assaltos, passando pelo tráfico de drogas e chegando aos assassinatos.

No domingo, por exemplo, a Polícia Militar prendeu três traficantes que vinham agindo nas regiões dos bairros Jardim Paulista, Santa Felicidade e Parque do Sol, todos na Capital, sob o comando do PCC. Na segunda-feira, em Dourados, a PM também prendeu um homem que admitiu estar sob o comando da facção no gerenciamento de um ponto de venda de drogas. As ordens partem de dentro do presídio, sempre via celular.

Ontem, o secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, admitiu que muitos dos crimes, principalmente em Campo Grande, tem o seu planejamento dentro da penitenciária, com ordem de execução pelo Primeiro Comando. Ele destacou, porém, que tem sido extremamente dificil controlar a entrada dos celulares nas unidades prisionais, apesar dos esforços dos agentes de segurança.


fonte: Correio do Estado
créditos: Thiago Gomes e Vânya Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário