sábado, 21 de abril de 2012

Sem visita e superlotado, presídio de Piracicaba irrita parentes de detentos

O pavilhão D do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Piracicaba (SP) terá a visita familiar suspensa neste sábado (21) e no domingo (22), por conta de ato de indisciplina.

Este é o segundo final de semana seguido em que a pena é aplicada a uma parcela dos presos. A informação, confirmada pela Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), aliada à superlotação do local, que tem uma população três vezes maior do que a capacidade, deixa os parentes dos presos indignados.
“É um absurdo, eles nunca avisam. A gente vai de Itapetininga, são quase duas horas de viagem que a gente perde para ir e outras duas para voltar. Sem contar os gastos”, desabafou a dona de casa de 20 anos que visita o marido todos os finais de semana, há mais de um ano, e pediu para não ser identificada.

A indignação é compartilhada por outra dona de casa, de 42 anos, que visita o filho semanalmente há nove meses. “Toda vez é a mesma história. A gente leva mantimento e não consegue entregar. Como forma de castigo eles cortam água e luz no pavilhão. Imagine todos eles espremidos nessas condições”, comentou a mulher que também não quis se identificar com medo de represália.

Superlotação

 Neste mês, o CDP de Piracicaba registrou o índice populacional mais alto em toda história da unidade, inaugurada em outubro de 2001 para abrigar presos provisórios, que aguardam julgamento. Com capacidade para 512 pessoas e mais 100 novos 'moradores’ só em abril, o local atingiu a marca dos 1.709 detentos.

“Eu chego na unidade às 2h da madrugada para conseguir ver meu filho por volta das 9h. Quando o local abre, a gente fica quase duas horas na fila para entrar. Isso se não tiver que voltar para o final da fila porque eles implicaram com a nossa roupa ou com qualquer outra coisa. Tem dias, que eu vou conseguir entrar no CDP já passa de 12h.”, contou a mãe do preso. A SAP tem ciência da superlotação do local, já que os números são divulgados no próprio site da Secretaria.

Oficial

 Apesar de ter confirmado a suspensão das visitas familiares, por meio de nota enviada pela assessoria de imprensa, a SAP negou que o fornecimento de água e luz seja interrompido no final de semana. Embora questionada sobre a superlotação recorde no local, a Secretaria não se pronunciou sobre o assunto até às 21h40 desta sexta-feira.


fonte: G1 Piracicaba e Região
créditos: Suzana Amyuni

Nenhum comentário:

Postar um comentário