sábado, 7 de janeiro de 2012

REBELIAO no CDP de Piracicaba

SAP informou que detentos insubordinados serão transferidos para outras unidades


Um desentendimento entre funcionários e presos do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Piracicaba na quinta-feira (5) foi o responsável pela rebelião ocorrida na manhã desta sexta-feira (6) no local.

A Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) informou, por nota, que a confusão ocorreu durante um procedimento de contagem de presos na data.

Um dos presos, em atitude isolada, segundo a SAP, teria desrespeitado os funcionários participantes da conferência no pavilhão. "Foi determinado que o mesmo se apresentasse para que pudesse ser encaminhado à cela disciplinar. Após tal determinação, o preso em questão se negou a sair da cela", diz a nota.

Diante do episódio, a SAP solicitou apoio do Grupo de Intervenções Rápidas (GIR) na sexta-feira para que o preso pudesse ser retirado da cela de forma segura, porém, os presos de algumas celas começaram a enfrentar os membros do GIR, inflamando os demais presos do pavilhão.

"Foi necessário o uso de armamento não letal para conter os presos agitadores, onde três acabaram se ferindo, sendo encaminhados à enfermaria da unidade e um deles a um pronto-socorro do município, sem gravidade", afirmou a SAP em nota.
             
Pela manhã, parentes dos presos relataram a saída de três ambulâncias do local. A equipe do EP Piracicaba presenciou quando o veículo responsável pela transferência de presos saiu do local em alta velocidade. Muitos parentes estavam temerosos por não terem informações sobre o ocorrido.


Providências

A SAP destacou ainda que, por meio da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Central do Estado, determinou que "os presos insubordinados deverão ser transferidos para outro estabelecimento prisional, onde permanecerão isolados". A SAP não informou quantos detentos serão transferidos.

Em nota, a SAP disse ainda que será realizada revista geral em todas as dependências dos presídio. Outra medida adota é que "os presos do pavilhão em questão, onde os fatos ocorreram, permanecerão trancados por um período mínimo de 15 dias, sem recebimento de visitas, e, após, será feita nova avaliação sobre as condições de segurança do local".

A SAP diz ainda que será elaborado boletim de ocorrência e oficiado à autoridade policial solicitando a instauração de inquérito policial, assim como determinada a instauração de procedimento disciplinar.

"A Secretaria da Administração Penitenciária solicitará, ao Juízo de Direito das Execuções Criminais, a internação dos presos no regime disciplinar diferenciado, com proposta de permanência por um período de 360 dias".

De acordo com a secretaria, está sendo construído na cidade uma penitenciária masculina com capacidade de 768 vagas, que, segundo ela, deve "minimizar o total da população que se encontra hoje no CDP".


fonte: EPTV Piracicaba

Nenhum comentário:

Postar um comentário