quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Governo de SP inaugura 2ª penitenciária feminina no interior do estado



Nova unidade é a 2ª do Sistema Prisional Paulista planejada exclusivamente para mulheres presas

O governo de São Paulo inaugurou nesta terça-feira, 16, a Penitenciária Feminina de Tupi Paulista. Com uma área total de 19.142,34 m², a nova unidade tem capacidade para 714 reeducandas, sendo 660 no regime fechado e 54 no semiaberto, e é a segunda unidade do Sistema Prisional Paulista planejada e construída exclusivamente para atender as particularidades e necessidades das mulheres presas, em especial as da área da saúde. A primeira unidade desse tipo foi inaugurada em Tremembé, em abril deste ano (http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=214393).

"Com essa penitenciária feminina aqui na região, Piquerobi, Santo Anastácio, Pirapozinho, Tupi Paulista, Adamantina deixam de ter cadeia pública feminina. Isso é um grande ganho em termos de eficiência para a Polícia Civil, de melhora do trabalho policial e uma penitenciária modelo", afirmou o governador Geraldo Alckmin.

A nova unidade conta com pavilhões exclusivos destinados ao atendimento médico das detentas, bem como das reeducandas grávidas, puérperas e seus bebês. Trata-se do projeto Espaço Mãe, elaborado pela Funap (Fundação Professor Dr. Manoel Pedro Pimentel de Amparo ao Preso), no qual, durante os seis meses do período de amamentação, as mães e seus filhos ficam acolhidos. Essas medidas visam proporcionar melhores condições de cumprimento de pena, com mais dignidade e segurança para internos e servidores.

Além das áreas voltadas à saúde, a unidade está equipada com setores de trabalho, biblioteca, serviços, inclusão e ressocialização, onde foi instalada uma padaria artesanal - projeto desenvolvido pelo Fundo Social de Solidariedade (Fussesp) com o objetivo de fornecer capacitação profissional às detentas.

"E hoje assinamos também um convênio para o programa educacional. Um programa para todo o sistema, então o preso que é transferido de uma penitenciária para a outra não perde os estudos. Nós temos 16 mil presos estudando e a nossa meta é ir para 36 mil", lembrou Alckmin.

A Penitenciária Feminina de Tupi Paulista está localizada na zona rural do município, a cerca de 12 km do centro da cidade e 6,6 km da rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP 294), no sentido de Panorama. Ao todo, 190 funcionários serão responsáveis pela operação da unidade, que custou aproximadamente R$ 44 milhões.

fonte: GN Guarulhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário