sábado, 18 de julho de 2015

Agentes do CDP de Americana interrompem visitas



Os agentes penitenciários do CDP (Centro de Detenção Provisória) de Americana suspenderam neste sábado (18) e no domingo (19) as visitas e entregas de alimentos aos detentos. O ato é um protesto em solidariedade aos funcionários do Complexo Penitenciário Campinas-Hortolândia, que também faz paralisação após a morte de um agente na última quinta-feira, no entroncamento das rodovias Anhangüera e Dom Pedro.

Segundo Renato Araripe, agente e membro do Sinfupesp (Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo), a paralisação foi definida em reunião na noite de sexta-feira (17) e não encontrou resistência por parte da direção da unidade prisional e nem mesmo dos detentos. Ele ainda citou que os agentes também reivindicam a remoção de presos, já que a unidade tem capacidade para 620 presos e comporta atualmente 1493.

"A questão da paralisação é referente à morte de um companheiro nosso, na cidade de Campinas. O CDP de Americana foi solidário com os agentes no movimento jundo com o CDP de lá (Campinas-Hortolândia). A unidade, que é para 620 detentos, hoje se encontra com 1493, então está havendo superlotação, tem cela que é para nove e está com 23 ou 24 presos e isso aí acarreta em várias dificuldades na questão de segurança e do trabalho do corpo funcional", destacou.

A entrega de alimentos, chamada de 'jumbo' pelos agentes, será normalizada já nesta semana, na quarta e na quinta-feira, dias 22 e 23.

Araripe lembrou ainda que existem cerca de 300 presos já condenados que seguem no CDP, que deveriam estar em penitenciárias cumprindo suas respectivas penas, tendo também assessoria jurídica, trabalho e até mesmo remissão de pena.

Além do CDP de Americana, outras unidades prisionais, em cidades como Piracicaba, Sorocaba, Casa Branca e Jundiaí também promovem o mesmo tipo de protesto neste final de semana. No complexo Campinas-Hortolândia, onde trabalhava o agente morto na quinta-feira, a paralisação deve ser realizada também nos dias 25 e 26 de julho, próximos sábado e domingo.

fonte: O Liberal
créditos: Guilherme Magnin

Nenhum comentário:

Postar um comentário