sexta-feira, 5 de junho de 2015

Justiça proíbe a revista vexatória em visitantes de penitenciárias de Itirapina



A Justiça deferiu na quarta-feira (3) o pedido de liminar movido pela Defensoria Pública de Itirapina (SP) que proíbe a revista íntima ou vexatória para visitantes das penitenciárias do município. A Procuradoria Geral do Estado ainda pode recorrer, mas, por causa do feriado, as visitas deste fim de semana estão livres do procedimento.

Em março, uma mulher de Rio Claro conseguiu na Justiça um mandado de segurança para não ter que passar mais por este tipo de revista ao visitar o filho preso em Itirapina. O pedido foi feito pela defensoria que entrou com ação para estender esse direito aos outros visitantes.

Na ocasião, a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) informou que todas as 161 unidades prisionais do estado já dispõem de aparelhos de raio-X de menor e maior porte, além de detectores de metal de alta sensibilidade conforme determina a lei. "O ingresso de visitantes nos presídios é realizado conforme previsto pela legislação vigente, com o auxílio desses aparelhos”, disse em nota.
 
Lei
 
Pela lei de agosto de 2014, o visitante não é obrigado a tirar a roupa, agachar, dar saltos e nem a fazer exames clínicos invasivos. As revistas tem que ser feitas com equipamentos como scanners, detectores de metais e aparelhos de raio-x para preservar a integridade física, psicológica e moral dos parentes presos. Embora a lei tenha entrado em vigor, até agora não foi colocada em prática.


fonte: G1 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário