terça-feira, 30 de setembro de 2014

Superlotado, Pemano vai dobrar capacidade em Tremembé, SP



Superlotado, o Presídio Edgard Magalhães Noronha (Pemano), que abriga presos do regime semiaberto, em Tremembé (SP), vai ampliar a capacidade em 1.148 vagas a partir de de outubro. Com isso, o local eleva a capacidade para mais de 2 mil presos.

Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), o objetivo é atender a demanda reprimida dos presídios da região. Atualmente, o Pemano tem capacidade para 1.095 homens e abriga 2.131.

Para ampliar o espaço, a unidade passa por reformas desde julho do ano passado. A obra custou cerca de R$ 3,3 milhões de reais.

Além do centro de progressão penitenciária, outros presídios da região também tiveram capacidade ampliada recentemente como a Penitenciária 1 "Tarcizo Leonce Pinheiro Cintra", em Tremembé, e Penitenciária 2 de Potim. As duas unidades inauguraram 408 novas vagas para o regime semiaberto.

Em Tremembé, a unidade tem capacidade para 1.258 detentos, mas abriga  atualmente 1.672. Em Potim, são 844 vagas atualmente e há mais que o dobro de presos no local atualmente.

A Penitenciária Feminina 1, Santa Maria Eufrásia Pelletier, também passa por obras para construção de uma ala do semiaberto que receberá 78 novas mulheres. Atualmente, 205 presas estão no local – uma a mais do que o permitido.

Avaliação

O diretor regional do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado de São Paulo (Sindasp), Ednei Costa, considera que a ampliação de vagas no Pemano terá pouco impacto na solução do problema de superlotação no regime semiaberto no Estado.

"Ampliar vagas é bem vindo, mas no caso do Pemano, vai liberar vagas para quem já está lá, preso em situação de superlotação. As poucas vagas que vão sobrar, cerca de 50 após a ampliação, não suprem a necessidade de vagas no semiaberto em São Paulo. São pelo menos outros 2 mil presos aguardando transferência para o regime", disse.

Ele disse ainda que espera que após a ampliação, o local não fique superlotado novamente em poucos meses. "Não adianta ampliar para 2 mil vagas e querer colocar 4 mil presos lá, como acontece normalmente. Além disso, é preciso que amplie também o número de agentes penitenciários", afirmou.

Segundo o sindicato, o Pemano tem cerca de 90 agentes penitenciários e, o ideal pelo número de internos, seria pelo menos 200.

O prefeito de Tremembé Marcelo Vaqueli foi procurado a tarde, mas não pode atender a reportagem por telefone.


fonte: G1


Nenhum comentário:

Postar um comentário