quarta-feira, 12 de março de 2014

Presos, advogado e policiais são impedidos de entrar no CDP Pinheiros




Ao menos três carros foram impedidos de entrar no Centro de Detenção Provisória (CDP) Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo, na manhã desta quarta-feira (12) por causa da greve dos agentes penitenciários que atinge o estado.  A paralisação já está no terceiro dia.

Um carro Blazer preto da Polícia Civil, com ao menos quatro presos, foi impedido de entrar por sindicalistas ligados à Força Sindical. Os detidos, que estavam no veículo do 1º Distrito Policial de Embu, na Grande São Paulo, teriam de ser deixados no CDP. Proibido, o motorista deu ré e foi embora com eles dentro. A reportagem não conseguiu confirmar para onde os rapazes seriam levados.

Policiais federais num veículo oficial também foram barrados na porta do CDP por agentes e sindicalistas. Eles iriam retirar um preso por tráfico internacional de drogas para ser ouvido em audiência da Justiça Federal, mas foram impedidos disso em razão da greve.

Outro carro preto, com um advogado de presos, também não pôde entrar na unidade prisional para falar com seus clientes. Como nas duas situações acima, grevistas impediam a entrada alegando que estavam seguindo orientações do movimento grevista.

Famílias com comidas para os presos também foram barrados pelo piquete montado em frente a portarias do CDP.

Do lado de fora de Pinheiros, um carro de som com faixas da Força Sindical tocava músicas. Eventualmente, um dos sindicalistas usava o microfone para falar do estado de greve. A entrada no CDP só era permitida aos funcionários.

O G1 procurou a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) para saber para qual presídio os detentos devem ser encaminhados, mas até a publicação desta reportagem não recebeu retorno.

fonte: G1 São Paulo
créditos: Kleber Tomaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário