quarta-feira, 13 de março de 2013

Possível presídio em Catanduva, SP, gera revolta em moradores



O decreto do governo do Estado de São Paulo que determinou a desapropriação de uma área em Catanduva (SP) para a construção de uma unidade prisional vem causando medo na cidade. Quem mora por perto não gostou nada da novidade.

A área que será desapropriada fica perto da Rodovia Comendador Pedro Manteleone, a SP-351; são mais de 175 mil metros quadrados. A Secretaria de Administração Penitenciária não informou ainda que tipo de unidade prisional será instalada no local.

Mesmo distante da cidade, os moradores estão preocupados e temem que a violência aumente na cidade. “Acho péssimo, ninguém quer, a população não quer porque vai afetar muito a cidade um presídio aqui”, afirma a aposentada Olinda Borges.

Desde que o decreto foi publicado no Diário Oficial não se fala em outro assunto na cidade: e essa não é a primeira vez que a possibilidade de se construir um presídio na cidade gera polêmica. Em 2011, os moradores fizeram várias manifestações contra a instalação da unidade prisional.

Na época, os comerciantes da área central fecharam as portas em sinal de protesto. A população lotou uma das principais praças da cidade para participar de um ato ecumênico organizado por entidades, empresários e representantes das igrejas.

Amarildo Davoli, um dos líderes do movimento Alerta Catanduva, disse que todos foram pegos de surpresa com esse decreto, já que no passado o governador e o prefeito haviam garantido que isso não ocorreria. “Uma audiência pública com o atual governo de São Paulo prometeu para grupo que o presídio estava suspenso e o prefeito veio a público falar que o presídio estava cancelado”, afirma.

O aposentado Paulo Faccio tem 60 anos. Ele nasceu e passou a vida toda em Catanduva e assim como a maioria dos moradores ficou assustado com a notícia. “Acho que vai complicar para a cidade, porque vai vir muita gente para cá, pessoas que vão fazer visitas. Pode ser bom ou ruim, já que a criminalidade também pode aumentar”, diz.

O prefeito de Catanduva (SP), Geraldo Vinholi, esteve reunido nesta quarta-feira (6) com o secretário da Administração Penitenciária que ratificou a necessidade da construção do presídio. Vinholi disse que aguarda a intermediação de um deputado junto ao governador do estado para que a obra não seja realizada.

Sobre a promessa citada pelo integrante do movimento Alerta Catanduva, a assessoria do governador Geraldo Alckmin informou que ele estava viajando e não poderia responder. Vinholi também não comentou o assunto.

Além de Catanduva, mais uma cidade da região noroeste paulista pode ter uma penitenciária. A Secretaria de Administração Penitenciária já está avaliando áreas em Paulo de Faria (SP). Atualmente duas unidades prisionais estão em construção no noroeste, uma em Riolândia (SP) e outra em Icém (SP).



fonte: G1 Rio Preto

Nenhum comentário:

Postar um comentário