terça-feira, 19 de junho de 2012

Fuga motivou suspensão de visitas em presídio de Campinas, diz governo



A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informou nesta segunda-feira (18) que as visitas no Centro de Progressão Penitenciária "Prof. Ataliba Nogueira" de Campinas foram suspensas no domingo (17) após a fuga de três homens.

A suspensão das visitas provocou protestos de parentes que vieram visitar os detentos.

Segundo comunicado da SAP, agentes de segurança penitenciária foram dominados por volta das 5h, por três detentos que tomaram as chaves e libertaram outros três. O grupo correu rumo ao alambrado que cerca a unidade, mas foi perseguido por outros servidores. Três homens foram recapturados, mas três conseguiram pular o alambrado e os muros que cercam o centro de progressão.

Segundo a direção do presídio de regime semiaberto, a visita foi imediatamente suspensa para preservar a segurança dos familiares e para realização de revista na unidade. Na nota, a SAP informa que as polícias Civil e Militar foram comunicadas do incidente e foram instaurados procedimento de apuração disciplinar (para apurar a conduta dos sentenciados) e preliminar (para averiguação das circunstâncias do ocorrido).

A nota da SAP esclarece ainda que, tanto os fugitivos quanto os que foram recapturados perderam o direito ao regime semiaberto. As unidades penais de regime semiaberto não dispõem de vigilância armada nem são cercadas por muralha e, portanto, não houve disparo de arma de fogo durante a fuga, segundo a assessoria da secretaria.

Os presos do regime semiaberto têm permissão para usufruírem de cinco saídas temporárias por ano, onde se dirigem para a residência de seus familiares.

fonte: G1


Nenhum comentário:

Postar um comentário