sexta-feira, 6 de abril de 2012

SAP e Odebrecht assinam convênio de contratação de mão de obra de presos e egressos

A nova parceria irá empregar cerca de 300 ex-detentos durante 12 meses

Na terça-feira, 27/03, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), através da Coordenadoria de Reintegração Social (CRSC) assinou a parceria com a empresa Odebrecht, do ramo da construção civil, para a contratação de mão de obra de presos do semiaberto e egressos do sistema prisional paulista.

O Termo de Convênio foi oficializado no Palácio dos Bandeirantes e contou com a presença do Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, dos secretários de Estado Carlos Andreu Ortiz da Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (Sert) e Eloisa de Sousa Arruda, da Secretaria Estadual da Justiça e Defesa da Cidadania; do vice-presidente do Tribunal de Justiça (TJ) Desembargador Gonzaga Franceschini, além de membros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Conselho Penitenciário, Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap) e Pastoral Carcerária.

Para o Secretário Lourival Gomes, o gesto da Odebrecht traz ao Brasil e ao mundo a certeza de que toda empresa de grande porte pode participar da ressocialização de presos, dando-lhes a oportunidade de vir a trabalhar e reconquistar a sua identidade, seu valor e sentir- se cidadão verdadeiramente empregado e integrado à sociedade.

O convênio terá prazo de 12 meses, podendo ser prorrogado por iguais e sucessivos períodos até o limite de 60 meses. Serão no mínimo 50 presos do regime semiaberto e 300 egressos, além de cumpridores de penas e medidas alternativas para preenchimento das vagas de emprego oferecidas pela Odebrecht.

Segundo Mauro Rogério Bitencourt, coordenador da CRSC, o convênio representa um grande avanço ao processo de reintegração social às pessoas que estão aguardando uma oportunidade. “Pois cada uma delas que possuem uma nova chance certamente não retornarão ao crime”, afirma Bitencourt.

Uma das obras da empresa Odebrecht, que contará com a mão de obra de presos e egressos do sistema prisional paulista, é a do estádio que sediará jogos da copa em 2014, no bairro de Itaquera em São Paulo.

Mais uma iniciativa importante do Governo do Estado, trabalhando com a reintegração do preso. A parceria também ensinará aos envolvidos no programa uma qualificação profissional, o que facilitará a reinserção do indivíduo ao mercado de trabalho. Outro fator importante é a remição de pena, para três dias de trabalho, um dia é descontado.

O governador encerrou o evento agradecendo a todos os que trabalham em prol da ressocialização do preso, ao seu retorno à sociedade com maiores oportunidades de vida através do trabalho e lhes proporcionado novas expectativas de vida fora das grades.

fonte: SAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário