quarta-feira, 28 de março de 2012

Taubaté: Gaeco e PM não podem combater o Crime Organizado

Por envolver promotores, inquérito está a cargo da Corregedoria de Polícia Judiciária; PM nega a prática.

A Corregedoria de Polícia Judiciária de Taubaté instaurou inquérito para apurar denúncias de supostas escutas telefônicas feitas ilegalmente por policiais militares de Taubaté e do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado.

De acordo com a denúncia, os dois promotores do Gaeco estariam repassando interceptações telefônicas feitas contra advogados e policiais, tanto civis quanto militares, para que policiais militares façam a investigação.

Além da suposta quebra de sigilo das ligações telefônicas e do repasse de informações sigilosas pelo Gaeco à PM, que não poderia realizar este tipo de trabalho, o denunciante ainda acusa a corporação de 'manipular' as escutas.

A degravação das escutas seria feita de acordo com a interpretação desejada pela corporação e repassada aos promotores do Gaeco, que assinariam o documento sem conhecer o real teor da escuta original e entrariam com pedidos de mandados de prisão e de busca em comarcas vizinhas, como Aparecida e Tremembé.

O motivo dos pedidos de mandados em cidades vizinhas seriam as frequentes recusas da Justiça de Taubaté às solicitações do órgão.


PCC
Um exemplo de investigação que estaria sendo feita pelos policiais militares, seria a interceptação de ligações telefônicas de advogados suspeitos de ligações com o PCC (Primeiro Comando da Capital).

A denúncia identifica pelo menos 9 advogados de Taubaté, mas revela que a lista é maior e também conta com policiais civis.


OAB
A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Taubaté, também abriu investigação. Esta semana, o órgão instaurou sindicância sigilosa para apurar a denúncia de grampos irregulares contra os advogados.

Para o presidente da OAB Aloísio Nobre, a denúncia é gravíssima e, se comprovada, pode vir a fragilizar todo o sistema já estruturado de democracia no país.

"O que se faz, de acordo com esta denúncia, que por sinal é rica em detalhes, é lançar mão de expedientes legais, com manipulação de dados que podem condenar sem qualquer cautela pessoas de bem", afirmou Nobre.

Ainda segundo o presidente, hoje já estão sendo encaminhados ofícios para os advogados envolvidos nas denúncias. "Nós vamos apurar e tomar todas as medidas necessárias, para resguardar os direitos destes advogados", afirmou.


Outro lado
A assessoria de imprensa do Gaeco, informou apenas que não pode comentar o caso por se tratar de investigação sigilosa.

Já o comando da Polícia Militar da região em São José dos Campos, informou por meio de nota da assessoria, que não realiza escutas telefônicas e que o trabalho de investigação da instituição abrange somente os assuntos relacionados aos seus integrantes.

Ainda de acordo com a corporação, a PM não realiza trabalho em conjunto com o Gaeco e que as investigações envolvendo Policiais Civis competem à Corregedoria da Polícia Civil.




fonte: O Vale

Nenhum comentário:

Postar um comentário