terça-feira, 26 de julho de 2011

PCC estaria formando agentes penitenciários

A denúncia já teria sido feita ao Governo do Estado; Sindicato reconhece raros casos de corrupção.

A facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) estaria aliciando pessoas para atuar como agentes penitenciários em todo o Estado de São Paulo. A denúncia é do Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo (Sifuspesp) e foi dada em resposta à reportagem da Tribuna Impressa deste domingo, na qual um ex-detento acusa alguns agentes de venderem telefones celulares por até R$ 10 mil dentro do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Araraquara.

A entidade admitiu falhas no quadro funcional, formado atualmente por 33 mil servidores em todo o Estado. "Há tempos que o Sifuspesp denuncia ao Governo do Estado, através da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), que facções criminosas estão inserindo no quadro funcional da SAP criminosos ligados a ela, que passam por concurso público e conseguem trabalhar na segurança das unidades com o único objetivo de facilitar as ações criminosas das facções dentro das unidades prisionais", diz o Sindicato, em nota oficial, sem citar onde há casos concretos.

A Secretaria foi procurada para comentar o caso denunciado pelo egresso do sistema prisional e as reclamações do Sindicato, mas não respondeu a nenhum dos questionamentos.

fonte: Tribuna Impressa

Nenhum comentário:

Postar um comentário