segunda-feira, 28 de março de 2011

Agente penitenciário protesta contra a política de Alckmin para o sistema prisional

Em uma legítima manifestação democrática, o ASP Jenis de Andrade, que também é coordenador regional do Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo, protestou contra a política adotada pelos últimos governos paulistas para o sistema prisional. O protesto aconteceu na última segunda-feira (21), durante evento com o governador Geraldo Alckmin em São José dos Campos.
A visita do governador e o protesto de Jenis de Andrade foram registrados pela imprensa local. O jornal impresso O Vale e a TV Band Vale noticiaram o evento (confira o vídeo clicando aqui, na página do SIFUSPESP no youtube).
Em um momento do discurso, Geraldo Alckmin enalteceu a atitude do governo em construir uma unidade prisional feminina em Tremembé, a ser inaugurada em abril. Segundo ele, com essa unidade "o Vale do Paraíba será a primeira região do estado de São Paulo a não ter nenhuma presa em distrito policial e cadeia".
Foi quando Jenis de Andrade interferiu no discurso e acusou o governo de mascarar a realidade do sistema prisional para a sociedade. Disse ele: "não existem mais presos em cadeias públicas porque estão todos amontoados nos CDPs e penitenciárias superlotados. O Carandiru foi destruído e as cadeias desativadas porque ficavam nos centros das cidades e aos olhos da sociedade, mas os presos estão todos amontoados nos CDPs e penitenciárias que ficam no meio do mato pra ninguém ver, como se tivesse escondido a sujeira embaixo do tapete. E com isso, o servidor penitenciários sofre as consequências e a sociedade sofrerá quando esses presos saírem das cadeias. Vai no CDP de Taubaté e CDPs da Grande São Paulo e verá".

fonte: SIFUSPESP
http://www.sifuspesp.org.br/?q=230311protesto

Nenhum comentário:

Postar um comentário