terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Presos cavam buraco na parede de presídio e pelo menos 19 fogem





Uma fuga em massa pegou de surpresa os funcionários da Penitenciária II, em São Vicente, no litoral de São Paulo, na madrugada desta segunda-feira (22). De acordo com a administração do presídio, um grupo formado por pelo menos 19 presos conseguiu fugir após cavar um buraco durante vários dias. Até o momento, ninguém foi recapturado.

De acordo com informações de funcionários do presídio, que preferiram não se identificar, os 19 fugitivos identificados, até o momento, fazem parte do regime semi-aberto. Ainda não há informações sobre o material e as ferramentas utilizadas para que o buraco fosse cavado. A fuga dos presos só foi notada na parte da manhã.

A Penitenciária II de São Vicente fica na rodovia Padre Manoel da Nóbrega, no bairro Samaritá. A unidade foi inaugurada em 1990. Neste ano, a Penitenciária II de São Vicente foi fechada para reforma e ampliou a capacidade de 500 para 862 presos.

De acordo com as informações da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, o local abriga 660 pessoas em regime fechado. Já a Ala de Progressão Penitenciária (APP) tem capacidade para 204 presos e conta com a população de 229 pessoas.

Em nota, A Secretaria da Administração Penitenciária informa que ao realizarem a contagem de presos, nesta manhã, foi constatada a ausência de 19 presos da Ala de Progressão Penitenciária (semiaberto) que se localiza fora dos muros de proteção da Penitenciária II de São Vicente. Após a constatação os agentes da unidade realizaram uma ronda ao redor do prédio da Ala de Progressão e localizaram um buraco em uma das paredes do fundo do prédio, com menos de um metro, e outro no alambrado de proteção.

Ainda segundo a secretaria, uma hora antes da contagem, às 5h, havia sido realizada vistoria de rotina e nada de anormal foi localizado na unidade. Foi acionada a Polícia Militar, aberto boletim de ocorrência e instaurado Procedimento Apuratório para averiguação dos fatos. A Corregedoria Administrativa do Sistema Penitenciário efetuará rigorosa apuração dos fatos.


fonte: G1
créditos: Natasha Guerrize

Um comentário:

  1. Antigamente os Carcereiros tinham uma Rotina: Batia Grade, durante o Plantão observavam as atitudes dos Detentos e se Necessário com auxilio da PM vistoriavam as Celas que suspeitasse, e hoje o que fazem??? Romper uma Parede não acontece em uma Noite, o que Será que está Acontecendo?????

    ResponderExcluir