quinta-feira, 20 de março de 2014

Justiça proíbe cadeia lotada em São Roque de receber mais presos



Um ofício que proíbe a entrada de mais presos na cadeia de São Roque (SP) chegou nas mãos do delegado titular da cidade, Marcelo Pontes, nesta quarta-feira (19). A decisão foi tomada pelo juiz corregedor da cadeia, Flávio Roberto de Carvalho, depois de uma visita ao local na última sexta-feira (14).

Após receber o documento, Pontes afirmou que não vai mais receber presos já que a cadeia, que tem capacidade para receber cerca de 30 detentos, está com 80 presos.

A superlotação aconteceu durante o período da greve dos agentes penitenciários. Presos da cadeia de São Roque foram levados ao Centro de Detenção Provisória (CDP) de Sorocaba, mas os agentes, em greve, não receberam os detentos. Eles chegaram a ficar algumas horas em frente ao presídio até quea decisão de retornar para a cadeia de São Roque fosse anunciada.

A greve começou há aproximadamente dez dias. Os agentes reivindicam ajuste salarial, melhoria nas condições de trabalho e valorização da profissão. Segundo o sindicato, na região, por volta de 1,5 mil funcionários de 11 unidades prisionais aderiram ao movimento, mas o banho de sol, alimentação, atendimento médico e alvará de soltura estão sendo mantidos.

A equipe de reportagem da TV TEM questionou SAP sobre o encaminhamento dos presos de São Roque e de outras delegacias da região. Eles informaram apenas que vão comunicar a decisão do juiz de São Roque à Secretaria de Administração Penitenciária.


fonte: G1 Sorocaba e Jundiaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário