sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Sem Arma não tem segurança pessoal, não tem visita, não tem escolta, não tem atendimento. PARABÉNS !

Governo suspende visitas a presídios do DF por causa de greve de agentes

Paralisação de agentes é contra suspensão de uso de arma fora de serviço. 


Por causa da paralisação dos agentes penitenciários do Distrito Federal, as visitas a presos do complexo da Papuda estão suspensas pelo menos até esta quinta-feira (11), afirmou o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, na manhã desta quarta-feira (10). Mulheres de detentos não puderam entrar no complexo penitenciário nesta quarta.

Os agentes ocupam postos de trabalho, mas decidiram em assembleia na tarde desta terça interromper 70% dos serviços na penitenciária. Entre eles estão visitas, recebimento de advogados e escolta judiciária.

De acordo com o presidente do sindicato dos agentes penitenciários, Leandro Vieira, a categoria reivindica melhores condições de trabalho e porte de armas fora do horário de serviço.

Portaria assinada pela Secretaria de Segurança e publicada no Diário Oficial do DF na sexta-feira (5) veta o uso de armas de fogo por agentes penitenciários fora do horário de expediente. Com a medida, agentes ficam impedidos de usar o equipamento pertencente à secretaria quando não estiverem em serviço.

O secretário Sandro Avelar disse que não concorda com a medida que retira o porte de armas dos agentes, mas  cumpre uma determinação legal. "Pessoalmente, acho a demanda dos agentes justa. Porém, fui notificado pelo Ministério Público algumas vezes e tenho de fazer valer o estado legalista."

A Secretaria de Segurança aguarda deliberação da categoria nesta quarta para definir o que será feito a respeito das visitas nos próximos dias. O subsecretário do Sistema Penitenciário, Cláudio Magalhães, e o presidente do sindicato afirmaram que as visitas perdidas serão repostas. Não souberam precisar, no entanto, quando isso deve acontecer.

O subsecretário do Sistema Penitenciário afirmou ainda que, caso haja abandono de postos, o governo vai iniciar a operação Guardiã. Essa operação deve colocar bombeiros, policiais civis e policiais militares para fazer o trabalho dos agentes penitenciários.


fonte: G1 DF




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário