sexta-feira, 20 de abril de 2012

Agente penitenciário é agredido com vassoura por detento na P2

Pirajuí – Agente penitenciário de 40 anos foi agredido com cabo de vassoura por um detento no interior da Penitenciária 2 (P2) de Pirajuí (58 quilômetros de Bauru). O fato ocorreu na última sexta-feira, dia 13, por volta das 16h, e foi confirmado ontem pela Secretaria de Administração Penitenciária (SAP). Em razão do episódio, o JC apurou que o Grupo de Intervenção Rápida (GIR) – força especial da SAP – realizou ontem “pente fino” na unidade, de onde 45 presos teriam sido transferidos.
 
 
De acordo com a SAP, o agente penitenciário teria sido covardemente agredido pelas costas com golpes de cabo de vassoura desferidos por um sentenciado, que a reportagem apurou chamar-se E.D.S., 23 anos. A ocorrência foi registrada no corredor da unidade, depois do banho de sol, quando o funcionário recolhia os presos às suas celas.

Com a força dos golpes, que teriam provocado lesões na cabeça e tórax do agente, o cabo de vassoura chegou a se partir. “Ele revidou, prontamente, a fim de se proteger da agressão”, informou a SAP. No entanto, o JC apurou que os detentos teriam segurado o funcionário para evitar que ele atingisse E.D.S..

As causas da agressão não foram reveladas pelo órgão. Por meio da assessoria de imprensa, a SAP declarou que o fato estava sendo apurado pela Corregedoria Administrativa do Sistema Penitenciário e que, neste momento, a unidade opera “dentro dos padrões de segurança e disciplina da SAP”.

Além da instauração de Procedimento Apuratório Disciplinar, o órgão revela que um boletim de ocorrência (BO) foi lavrado na Delegacia de Polícia local. O JC recebeu a informação de que, ontem pela manhã, o Grupo de Intervenção Rápida (GIR) da SAP teria realizado uma operação “pente-fino” na P2, mas nada de ilegal teria sido encontrado.
 
 
Além disso, por conta da agressão ao agente penitenciário, 45 detentos da unidade, entre eles o autor dos golpes, teriam sido transferidos. As duas informações não foram confirmadas e nem desmentidas pela SAP.

 
 
créditos: Lilian Grasiela

Nenhum comentário:

Postar um comentário