domingo, 4 de março de 2012

Servidores criam nova forma de revista em unidade prisional






Em 2008, diante das dificuldades enfrentadas pelos servidores, em revistar locais escuros e inacessíveis, no Centro de Detenção Provisória de São Bernardo do Campo, onde presos poderiam esconder celulares e drogas, o ASP Marciany Aparecido Nantes da Silva teve a ideia de revistar esses locais somente com uma lanterna e um espelho para localizar os objetos referidos.

A partir desse momento, percebendo bons resultados e conseguindo apreensões de drogas e celulares, optou pela criação de um objeto novo de trabalho, em que facilitaria ainda mais o trabalho dos agentes. Auxiliado pelo também servidor Wilson Aurélio Mendonça cogitaram a criação de uma ferramenta inspirada em um Poliópticon, brinquedo bem antigo em que tinha as funções de binóculo, microscópio e periscópio.

Dessa forma foi que em 2010, a dupla usou a criatividade baseando - se na ideia do brinquedo e, com todos os materiais simples em mãos – além do custo baixo – resolveram criar uma espécie de periscópio, porém de uma forma mais aprimorada, com uma lanterna, sendo possível ter a imagem nítida de locais escuros como banheiros e alguns buracos.

Hoje a unidade trabalha com duas peças e são utilizadas constantemente em revistas. A ferramenta é composta por espelhos e uma mini lanterna em sua parte inferior.


fonte: SAP
créditos: Rafael Marinho

Um comentário:

  1. Parabéns...
    inovações que necessitam todos nós.

    Aprimoramentos, criações, tecnologia à favor de todos.

    ResponderExcluir