quarta-feira, 18 de maio de 2011

SP quer criar cargo de agentes de escolta de presos para liberar PMs

Atualmente, policiais fazem a escolta nos deslocamentos dos detentos.
Alckmin pretende fazer concurso público ‘o mais rápido possível’.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, anunciou na manhã desta terça-feira (17) que pretende criar o cargo de agente de escolta no estado, liberando para outras atividades os policiais militares que atualmente fazem a escolta de presos quando é necessário o deslocamento deles. Alckmin aguarda a definição de quantos cargos precisarão ser criados – o que será feito pela Secretaria de Administração Penitenciária – para autorizar a realização de um concurso público.

“Criei da outra vez no governo os agentes de vigilância. Nós tínhamos 4 mil policiais militares que faziam guarda de muralha e foram liberados. Hoje nós temos muitos policiais militares fazendo o transporte, a escolta de presos. Nós vamos aumentar a videoconferência e vou criar os cargos e fazer concurso público para agente de escolta, para liberar mais milhares de policiais para o policiamento de rua”, afirmou o governador.

Segundo ele, ainda não há previsão de quando o edital do concurso será publicado – Alckmin aguarda o posicionamento da Secretaria de Administração Penitenciária. “[Vai ser] o mais rápido possível. A lei já tem, ele [o secretário Lourival Gomes] me mandou o número, nós autorizaremos o concurso público. Vai abrir muito emprego, o que é muito bom”, explicou.

De acordo com Alckmin, a lei que permite a criação do cargo de agente de escolta foi criada na mesma época em que o governador implantou os agentes de vigilância.

créditos:
Juliana Cardilli - G1 SP
G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário