segunda-feira, 11 de abril de 2011

Governo entrega presídio feminino de Tremembé após um ano de atraso

"A primeira unidade prisional construída exclusivamente para presas mulheres."

Com um ano de atraso, foi entregue nesta segunda-feira (11) o segundo presídio feminino de Tremembé. Ao contrário do que foi informado inicialmente, a Penitenciária Maria Eufrásia Pelletier, que fica no centro de Tremembé, não deve ser desativada.

O espaço de quase 19 mil metros quadrados foi construído a oito quilômetros do centro de Tremembé. Tem creche, um espaço onde as detentas ficarão com os filhos nos seis meses de amamentação, e uma padaria artesanal para oferecer capacitação profissional.

Entregue com um ano de atraso pelo governador Geraldo Alckmin, a unidade custou R$43 milhões. A previsão é de que nas próximas semanas receba 660 detentas.

Serão levadas para lá as quase 400 presas nas cadeias públicas do Vale do Paraíba e litoral norte e as mulheres da região que foram transferidas para outras unidades prisionais do estado de São Paulo. Mas, ao contrário do que foi anunciado anteriormente, a unidade não receberá as presas que estão na penitenciária do centro de Tremembé.

Em 2007 o estado afirmou que doaria ao município o prédio da penitenciária, que seria transformada em centro cultural assim que a nova unidade fosse concluída, mas não foi o que aconteceu.

“As presas que estão na outra penitenciária não podem ser misturadas no conjunto do sistema prisional,” explica o governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin.

“Marcarei nova audiência com o governador, com os secretários de estado, para que possamos realmente definir e fazer com que o estado dê essa retribuição para Tremembé, cumpra com o que já foi acordado no passado e desative realmente aquela penitenciária,” afirma o prefeito de Tremembé, José Antônio de Barros.

fonte: VNews
http://www.vnews.com.br/noticia.php?id=93597&id2=&utm_source=google&utm_medium=medium&utm_campaign=VNews_C_Foto

Nenhum comentário:

Postar um comentário