quinta-feira, 7 de maio de 2015

Saída temporária do Dia das Mães libera mais de 2 mil presos





A saída temporária de Dia das Mães começa hoje e vai liberar 2.641 presos das unidades de Tremembé.

A ‘saidinha’ é concedida pela Justiça a presos que apresentam bom comportamento e que cumprem pena no regime semiaberto (em que o preso sai de dia para trabalhar).

Na manhã de hoje, serão liberados 125 mulheres da Penitenciária Feminina 2 e 149 da penitenciária Doutor José  Augusto César Salgado, a P-2 de Tremembé.

Amanhã, será a vez de 207 detentos da P-1 e 2.160 homens do presídio Edgard Magalhães Noronha, o Pemano de Tremembé.

A SAP (Secretaria de Administração Penitenciária) do Estado não informou o número de presos que vão sair com as tornozeleiras e serão monitorados pelo Departamento de Inteligência.

Retorno. As mulheres e os detentos da P-2 deverão retornar até às 17h da próxima terça-feira. Já os presos do Pemano e da P-1, deverão voltar até às 17h de quarta-feira. Depois deste horário, os detentos que não retornarem para as unidades serão considerados foragidos. Caso sejam recapturados, perdem o direito ao benefício e voltam ao regime fechado.

A Justiça não informou se os presos ‘famosos’, como os irmãos Cristian e Daniel Cravinhos, o ex-promotor Igor Ferreira da Silva e o jornalista Pimenta Neves, que estão presos na P-2 de Tremembé, foram contemplados com o benefício da ‘saidinha’  temporária de Dia das Mães.

Benefícios. Ao todo, são concedidos cinco benefícios ao ano. Além do Dias das Mães, os detentos têm direto a saídas na Páscoa, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Natal e Ano Novo.

Dados da secretaria de segurança revelam que no último benefício concedido, na Páscoa, do total de 3.060 detentos beneficiados, 136 não retornaram para as unidades de Tremembé até o dia limite estipulado por cada uma das unidades.


De acordo com o Comando da Polícia Militar de Taubaté, o policiamento ostensivo e preventivo será intensificado nas proximidades do complexo prisional e terminais rodoviários de Taubaté, Tremembé e Pinda.  A operação terá inicio às 6h de hoje com término previsto para às 7h de amanhã. Será realizada por meio de bloqueio de vias com abordagens a veículos com ocupantes em atitudes suspeitas, saturação de policiamento motorizado nos locais de maior probabilidade de crimes e policiamento a pé nas rodoviárias e áreas comerciais. "Sempre visando coibir a prática de roubos e furtos, o uso e comércio de entorpecentes e fiscalizando quanto ao porte ilegal de armas". Estarão empregados as unidades do Canil, Rocam (Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas), Força Tática, Rádio Patrulhas, Base Móveis, Atividade Delegada (que conta com 150 PMs), além do helicóptero Águia, que acompanha a saída. Os policiais também vãofiscalizar estabelecimentos comerciais, bares e lanchonetes 'com o objetivo de verificar o fiel cumprimento aos requisitos necessários e concessão do benefício, ressaltando que os setenciados que estiverem em desacordo serão recolhidos imediatamente ao estabelecimento prisional de origem, conforme preconiza a legislação em vigor'.


fonte: O Vale
créditos: Michelle Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário