sábado, 26 de julho de 2014

Unidade da SAP é atingida com dois disparos de arma de fogo


Uma unidade da Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo (SAP) foi atingida com dois disparos de arma de fogo em Presidente Prudente. A repartição pública fica na Rua Coronel Albino, na Vila Maristela.

De acordo com o Boletim de Ocorrência registrado na Delegacia Participativa da Polícia Civil, funciona no local o Centro de Penas e Medidas Alternativas (CPMA-SAP).
A Polícia Militar foi acionada a comparecer ao local nesta sexta-feira (25) para atender a uma suposta ocorrência de furto. No entanto, ao chegar à repartição, não havia nenhum sinal de arrombamento nem tinha sido furtado nada.

Só que havia duas perfurações, em dois vidros blindex. Com a chegada da perícia, foi localizado um projétil deformado e um outro ficou alojado em uma divisória, o qual será retirado posteriormente e encaminhado à Polícia Civil.

Como o local não possui câmeras de segurança, a polícia não conseguiu identificar os autores dos disparos.


fonte: iFronteira


domingo, 20 de julho de 2014

Pai espancou brutalmente estuprador ao flagrá-lo abusando de seu filho de 11 anos antes de chamar a polícia

Pai, extremamente revoltado, agrediu brutalmente estuprador que estava abusando de seu filho de apenas 11 anos.



O pai, de 35 anos que não teve seu nome revelado, disse ao operador do serviço de emergência 911: “Eu acabei de encontrar um homem adulto molestando meu filho. Eu o tenho em uma poça de sangue agora para você, policial”.


A polícia chegou à casa em Daytona Beach, na Flórida, EUA, para prender Raymond Frolander, de 18 anos, que estava inconsciente.


O rapaz estava com várias contusões, lacerações, e inchaço, mostrando que havia passado por uma longa agressão física.

Ele está inconsciente?”, perguntou o policial. “Sim... eu bati muito forte, senhor”, respondeu o pai.


O pai acrescentou: “Ele se levantou quando cheguei e suas calças estavam abaixo do tornozelo e nada mais precisa ser dito. Eu fiz tudo o que eu tenho o direito de fazer, mas eu não o matei”.


O pai disse que havia saído de casa de madrugada para comprar comida e, quando voltou, ouviu um barulho estranho vindo do quarto do filho. Ele abriu a porta e encontrou Frolander realizando atos sexuais na criança.


O garoto contou que estava brincando de videogames com os amigos, mas quando eles foram embora, Frolander o levou para o quarto e puxou suas calças. Ele ainda revelou que o adolescente estava cometendo abusos há 3 anos.


O chefe da polícia disse que o pai estava apenas “agindo como pai” e não será acusado de nenhum crime pelo espancamento.


O adolescente está sendo acusado de agressão sexual em uma criança menor de 12 anos e foi detido, sem direito a fiança. 

fonte: R7

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Fim de revista íntima em presídios tem alto custo de implantação, diz Alckmin


O governador Geraldo Alckmin (PSDB) afirmou nesta quarta-feira (9) que "avalia" se sanciona o projeto de lei que acaba com a revista íntima nos presídios de São Paulo, mas põe como entrave o custo dos aparelhos que detectam drogas no corpo dos visitantes. Ele não descarta que o governo alugue os equipamentos.

Na quinta-feira (3), a Assembleia Legislativa do Estado aprovou o fim do procedimento. Segundo o deputado José Bittencourt (PSD), autor do texto, o projeto surgiu com base em relatos sobre os vexames a que visitantes são submetidos quando visitam familiares em um dos 160 presídios estaduais.

De acordo com Alckmin, os presídios já têm detectores de metal. "Agora droga, cocaína, você não detecta por esse aparelho. Existe um scanner, um aparelho muito sofisticado que, em qualquer lugar do corpo, onde tenha droga, ele detecta", afirmou, após o desfile do feriado da Revolução Constitucionalista, no Barro Branco, zona norte da capital. Ele diz que o custo dos scanners varia entre R$ 450 mil e R$ 500 mil. "Faça as contas", afirmou o governador, sobre o fato de cada um dos presídios ter que ser equipado com um scanner do tipo. O governador diz que "o ideal é que não houvesse revista íntima", mas "também não é possível entrar droga em unidade prisional". "Estamos avaliando direitinho para ver como fazer. Pode alugar também. Estamos avaliando", acrescentou.

PROJETO DE LEI 

Se aprovado pelo governador, ficam proibidas a exigência a visitantes de despir-se, agachar e submeter-se a exames clínicos invasivos antes de visitas. Conforme diz a nova lei, a revista deve continuar a existir. Mas terá que ser feita por meio de scanners, detectores de metal, raio X ou outras tecnologias que preservem a integridade do visitante revistado. No Senado Federal, em junho foi aprovado um projeto semelhante e que abrange todos os presídios do país. Este projeto aguarda votação na Câmara.


fonte: TNOnline
créditos: José Marques

terça-feira, 8 de julho de 2014

Filho de Pelé, Edinho é preso em Santos por lavagem de dinheiro



O ex-goleiro do Santos, Edson Cholbi do Nascimento, Edinho, foi preso nesta terça-feira devido a lavagem de dinheiro proveniente de tráfico de drogas. Filho de Pelé,  Edinho estava em casa na manhã desta terça, em Santos, e não ofereceu resistência aos policiais da Delegacia de Investigações Gerais.

A prisão nesta terça ocorreu conforme condenação de 30 de maio, em decisão da juíza Suzana Pereira da Silva, auxiliar da 1ª Vara Criminal da Praia Grande, no litoral de São Paulo. Edinho foi encaminhado ao 5º Distrito Policial, em Santos, onde está em cela comum, e aguarda transferência para presídio em Tremembé.

O ex-goleiro foi condenado a 33 anos de prisão. A defesa de Edinho havia recorrido em liberdade, após decisão em primeira instância. Mas os policiais da DIG cumpriram ordem de prisão e detiveram o filho de Pelé.

Edinho vinha trabalhando normalmente no Santos, onde atua como auxiliar na comissão técnica da equipe profissional.

Além do ex-goleiro, outras quatro pessoas foram condenadas pela prática de lavagem de dinheiro.
Eles são investigados desde 2005. Edinho é acusado de ter relações com Ronaldo Duarte Barsotti,  Naldinho, apontado como um dos maiores traficantes da região da Praia Grande. Naldinho está sumido há cinco anos. A polícia apura se Naldinho foi morto.

Em 2005, Edinho foi preso por causa desta suposta ligação. Na época, ele negou o envolvimento e disse que era apenas usuário. Um ano depois, no entanto, o Ministério Público denunciou o ex-goleiro por lavagem de dinheiro. Ele acabou preso por 47 dias.



fonte: Uol Esportes
créditos: Bruno Thadeu

domingo, 6 de julho de 2014

Licença para CDP DE LIMEIRA deve sair este mês


A SAP (Secretaria de Administração Penitenciária) informou, por meio de nota, que estima que a licença ambiental solicitada à Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) para a construção do CDP (Centro de Detenção Provisória) em Limeira deva sair este mês. Após a emissão da licença, será dado o andamento ao processo de licitação para a contratação de empresa especializada para a construção da unidade prisional, que terá 847 vagas.

Em abril deste ano, o Jornal de Limeira mostrou que a SAP já havia solicitado esta licença prévia. É somente depois que esta licença for emitida, que a CPOS (Companhia Paulista de Obras e Serviços) iniciará o desenvolvimento do material licitatório para a construção do presídio - este material também passará pelo crivo da SAP por meio de análises técnica e jurídica. Não existe previsão para o início das obras.

HISTÓRICO

Em janeiro deste ano, o governador Geraldo Alckmin esteve em Limeira e anunciou a construção de um presídio no modelo de detenção provisória no município, revertendo a ideia inicial do governo do Estado que era a construção de um CPP (Centro de Progressão Penitenciária), em que presos já condenados cumprem pena em regime semiaberto. O CDP, por sua vez, abriga presos que aguardam condenação.

O CDP deve ser construído na mesma área que estava destinada para o CPP, às margens da SP-306, que liga Santa Bárbara D'Oeste a Iracemápolis.


fonte: Jornal Limeira
créditos: Gabriela Garcia

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Governo sanciona reajuste 2014

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) sancionou a Lei Complementar nº 1.249/2014, que dispõe sobre o reajuste de 6% nos valores dos vencimentos das categorias dos agentes de segurança penitenciária (ASP) e agentes de escolta e vigilância penitenciária (AEVP). A lei foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (4).

Alckmin anunciou o Projeto de Lei Complementar nº 26/2014 na tarde de 24/6. Na manhã de 26/6 o PLC foi publicado pelo Diário Oficial. Em 2/7 o projeto foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) e nesta sexta-feira (4) a nº 1.249/2014 já aparece sancionada no Diário Oficial.




Assembleia aprova fim de revista íntima em presídios de São Paulo





Projeto de lei aprovado na quinta-feira (3) na Assembleia Legislativa de São Paulo acaba com a revisita íntima nos presídios do Estado. Segundo o deputado José Bittencourt (PSD), autor do texto, o projeto surgiu com base em relatos sobre os vexames a que visitantes são submetidos quando visitam familiares em um dos 160 presídios estaduais.

Se aprovado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), ficam proibidas a exigência a visitantes de despir-se, agachar e submeter-se a exames clínicos invasivos antes de visitas. Conforme diz a nova lei, a revista deve continuar a existir. Mas terá que ser feita por meio de scanners, detectores de metal, raio X ou outras tecnologias que preservem a integridade do visitante revistado.

No Senado Federal, em junho foi aprovado um projeto semelhante e que abrange todos os presídios do país. Este projeto aguarda votação na Câmara. Na mesma sessão, outros dois projetos de lei bastante debatidos entre os deputados estaduais também foram aprovados pela Casa.


fonte: Folha da Região

Após tumulto, detentos fogem de penitenciária em Jardinópolis, SP



Quatro presos fugiram do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) em Jardinópolis (SP) após um tumulto dentro da unidade na noite desta quarta-feira (3). Segundo a Polícia Civil, os detentos se rebelaram por volta de 18h e chegaram a render alguns funcionários. Nesse momento, alguns deles aproveitaram a situação para fugir. A PM foi chamada e auxiliou nas buscas pelos suspeitos.

Em nota, a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) informou que um dos fugitivos foi recapturado durante ronda externa e perderá o benefício de regime semiaberto, assim como os outros três, quando forem encontrados.

Policiais militares foram acionados e viaturas ficaram posicionadas próximo ao portão de entrada, mas do lado externo, para evitar que outros internos conseguissem sair. Viaturas também realizaram buscas ao redor do CPP, localizado na Rodovia Cândido Portinari (SP-334), no distrito de Jurucê. Os agentes controlaram o tumulto no fim da noite.

Inaugurado em setembro do ano passado, o CPP em Jardinópolis já registrou pelo menos 20 fugas. A maior delas ocorreu na véspera de Natal, no dia 24 de dezembro, quando oito presos pularam o muro e fugiram pelo canavial. A unidade tem capacidade para 1.048 internos em regime semiaberto e não possui vigilância armada.

Em nota, a SAP alega que "a permanência do preso, nesse regime, se caracteriza muito mais pelo senso de auto-disciplina e auto-responsabilidade, que propriamente por mecanismos de contenção contra evasão."


fonte: G1

terça-feira, 1 de julho de 2014

Dois operários são soterrados em obra de construção de CDP em Icém





Dois operários que trabalhavam nas obras de construção de Centro de Detenção Provisória em Icém (SP) foram soterrados na tarde desta terça-feira (1º). Um deles foi retirado dos escombros e morreu a caminho do hospital. O outro permanecia embaixo da terra até às 20h30 desta terça; as escavações continuarão durante a noite.

O barranco onde eles trabalhavam desabou no início da noite. Funcionários da obra auxiliaram na procura dos homens utilizando uma retroescavadeira, pás e cordas até a chegada do Corpo de Bombeiros.

 
fonte: G1