terça-feira, 18 de março de 2014

Polícia desloca equipes para evitar fuga em delegacias lotadas pela greve


A polícia paulista está montando novas equipes e esquemas para vigiar delegacias que estão superlotadas devido à greve dos agentes penitenciários.

Segundo informações do SPTV, o Grupo de Operações Especiais (GOE) está sendo usado na operação. O grupo, que é responsável por atender ocorrências como assaltos com reféns e assaltos a bancos, por exemplo, agora está vigiando delegacias durante a noite.

Ainda de acordo com informações do SPTV, são oito delegacias superlotadas em São Paulo e cerca de 800 presos aguardando transferência para presídios. Ao chegarem na penitenciária, os detidos estão sendo impedidos de entrar pelos agentes penitenciários, que estão com os serviços paralisados.

Segundo o SPTV,  já houve uma tentativa de fuga na delegacia da Vila Penteado. No Bom Retiro, a delegacia é a mais lotada, com cento e quarenta presos em um espaço para apenas vinte e cinco.

Na manhã desta terça-feira (18), os agentes penitenciários fizeram um protesto em frente ao Palácio dos Bandeirantes. A principal reivindicação da categoria é um plano de carreira com dois níveis de promoção. Os grevistas rejeitaram a proposta do governo do estado na semana passada.
 
 Superlotação

A carceragem do 26º Distrito Policial, no Sacomã, na Zona Sul de São Paulo tinha 96 presos na manhã desta terça-feira (18), onde a capacidade é de 20 a 30 detidos. De acordo com os funcionários da delegacia, o espaço físico foi comprometido, mas a alimentação e os cuidados estão sendo preservados.

As transferências de detidos não acontecem desde a segunda-feira (10). De acordo com policiais, o fornecimento de refeições teve que ser ampliado às pressas. A Polícia Civil divide a capital em oito regiões, cada uma com um distrito que reúne presos até que estes sejam levados para os Centros de Detenção Provisória, as chamadas Delegacias de Trânsito de Presos.

Na segunda-feira, 2º Distrito Policial, no Centro, mantinha 140 presos. No 26º DP, eram 106 detidos. No 72º DP, na Vila Penteado, na Zona Norte, estavam 100 presos. No 31º DP, no Carrão, na Zona Leste, eram 100.  No 101º DP, tinha 87 detidos. O 63º DP, na Vila Jacuí, mantinha 83 presos.   O 91º DP, na Vila Leopoldina, tinha 80 detidos. No 49º DP, 70 pessoas. Somando todas as delegacias, 766 aguardavam transferência para um CDP.


fonte: G1 São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário