domingo, 16 de março de 2014

Ferreira Pinto fala sobre editorial de jornal que criticou greve dos agentes penitenciários

Pela segunda vez, o ex-secretário da Administração Penitenciária e da Segurança Pública do Estado de São Paulo, Antonio Ferreira Pinto, saiu em defesa da categoria dos agentes de segurança penitenciária (ASP). Ele já havia publicado um texto criticando a falta de diálogo do governo e agora publicou outro texto criticando o editorial de um jornal que fez críticas à greve. Confira o texto na íntegra:




GREVE DOS AGENTES PENITENCIÁRIOS
 
Li num editorial de jornal de respeitável circulação equivocada análise de que a greve de agentes penitenciários é irresponsável.
 
Curioso: nenhuma crítica ao Governo!!!
 
NADA MAIS EQUIVOCADO E DISTORCIDO!
 
Concordo apenas num ponto: a irresponsabilidade.
 
De fato ela existe.
 
Mas de quem é a irresponsabilidade? De uma classe oprimida, com minguados salários, desprezada ou de um governo que teima em ser inflexível para demonstrar uma autoridade que está por um fio?
 
De quem é a irresponsabilidade por levar uma categoria à exaustão, no mais elevado grau de periculosidade, sem oferecer as mínimas condições para o exercício de suas funções?
 
De quem é a irresponsabilidade por sentar numa mesa de negociação e oferecer quinquilharias? Essa tática dava certo no tempo das Entradas e Bandeiras...
 
Não existem mais espertos desbravadores e inocentes nativos...
 
Não se pode menosprezar os justos anseios dos agentes penitenciários.
 
De quem é a irresponsabilidade por ter, no trabalho noturno, 30 ou 40 abnegados agentes para conter 1.500 ou 1.700 presos em razão dos claros existentes no quadro de funcionários?
 
De quem a irresponsabilidade por colocar a segurança pública em risco?
 
De quem a irresponsabilidade por ser irredutível?
 
Com certeza não é de quem, sem voz, tem dificuldade para por o pão na mesa, que sai para o trabalho e não sabe se volta!
 
De quem é a irresponsabilidade por se interessar apenas por outros setores da segurança, que devem ser prestigiados sim, muito mais do que são, mas que se extasia com formaturas no Vale do Anhangabaú e distribuições solenes de viaturas, agora regionais, porque dão visibilidade? Eloquentes discursos que não darão o retorno que se pretende, pois a população não é ingênua!
 
De quem é a irresponsabilidade por jogar nas costas do agente penitenciário grande parte do encargo de cuidar da saúde do presos, de seus deslocamentos para hospitais, de controlar a execução da pena de cada um deles, porque o Governo não oferece assistência médica e judiciária adequadas?
 
Como podem alguns juízes de direito (felizmente uma minoria) intimidar agentes em razão da greve justa e que preserva serviços essenciais, se dependem deles para obtenção de informações quando a facção planeja atentar contra a integridade física ou a vida de algum magistrado ou familiares?
 
De quem é a culpa por essa insensibilidade? O bem estar do agente não lhes interessa? A justiça ficará mais morosa? A autoriade do juiz de direito não está sendo arranhada.
 
Os agentes precisam ter voz! Não sabem a força que têm e merecem o respeito de governantes, juízes de direito, promotores de justiça e da imprensa.
 
Como disse em postagem anterior, essa greve não interessa a ninguém, mas seu término só depende da sensibilidade do Governo.
 
Concluindo: aviso aos menos identificados com a questão prisional que não faço essas considerações para angariar a simpatia dos agentes penitenciários.
 
Essa eu já tenho e digo isso de peito estufado, conquistada pelos 10 anos que trabalhei na SAP e SSP.
 
Ninguém ingressa e vive décadas no sistema penitenciário para ser mártir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário