sexta-feira, 14 de março de 2014

Apesar de greve, agentes garantem visitas a presos neste final de semana


A greve dos agentes penitenciários atingiu 100% das unidades prisionais da região de Ribeirão Preto (SP) nesta sexta-feira (14) com a adesão dos funcionários do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pontal (SP).

Entretanto, segundo informou o Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária de São Paulo (Sindasp), a paralisação não prejudicará a visita aos presos neste sábado (15) e domingo (16). "O problema não é com os detentos, é com governo estadual. Eles sofrem tanto quanto nós nesse sistema", diz o diretor regional do Sindasp, José Carlos dos Santos Ernesto.

Os trabalhadores estão parados desde a madrugada de segunda-feira (10) e rejeitaram a primeira proposta feita pela Secretaria de Administração Penitenciária. A categoria exige reajuste salarial de 20,64%, redução das classes de oito para seis e aposentadoria especial com 25 anos de carreira. A greve atinge a penitenciária e o CDP de Ribeirão, as duas penitenciárias de Serra Azul (SP) e os CDPs de Pontal, Franca (SP) e Taiúva (SP).

Por telefone, o diretor regional do Sindasp voltou a destacar que a paralisação também tem como objetivo criticar as condições de trabalho dos agentes e a superlotação das unidades prisionais. "Existem unidades compostas por oito raios com capacidade para 96 presos cada um, mas, em alguns casos, chegam a ter 400 ou 450. Assim, é praticamente impossível exercermos nossa função corretamente", criticou Ernesto.

O diretor do Sindicato explicou ainda que os agentes não estão sofrendo qualquer tipo de ameaça por parte dos detentos, em relação à greve. "A situação não está fácil nem para os presos que, segundo o Estado, estão sendo ressocializados. Por isso, não vamos impedir as visitas dos familiares, que vão acontecer normalmente", completou.

fonte: G1 Ribeirão e Franca


Nenhum comentário:

Postar um comentário