quarta-feira, 10 de outubro de 2012

TV TEM flagra fragilidades em penitenciária de Rio Preto, SP

Partes do alambrado já foram remendadas e ainda há buracos.
No sábado, detento conseguiu escapar com ajuda de quatro homens.

 

O Tem Notícias dessa terça-feira (9) mostrou vários problemas relacionados ao Centro de Progressão Penitenciária de São José do Rio Preto (SP), onde no sábádo (6), um preso foi resgatado com a ajuda de quatro homens. Como os detentos já cumpriram a maior parte da pena e estão no regime semiaberto, a lei brasileira proíbe muralhas e agentes armados nesse tipo de prisão.

Na frente do prédio, quase cinco metros de alambrado reforçados por uma cerca elétrica, há guardas na portaria e vigias nas torres. É para unidades como o CPP que são transferidos os presos que já cumpriram parte da pena em regime fechado e tiveram bom comportamento.

Os Centros de Progressão Penitenciária funcionam em regime semiaberto e proporcionam aos detentos até cinco saídas temporárias por ano em feriados. Mas o que parece ser um sistema funcional e seguro apresenta uma série de fragilidades que põem em risco não só a vida da população, como também de quem trabalha no local. A TV TEM foi até o local e flagrou diversas irregularidades.

As imagens mostram que o alambrado já foi emendado diversas vezes. Alguns buracos podem representar os locais onde o resgate dos presos são feitos. Segundo informações da TV TEM, depois de cortar o arame, eles só precisam atravessar uma plantação de eucaliptos para chegar à rodovia e concluir a fuga.

As imagens ainda mostram que, em uma curta caminhada, é possível constatar pelo menos dez emendas na cerca de proteção. Foi por uma delas, segundo a polícia, que um detento foi resgatado no último fim de semana. Ele responde a 16 processos, incluindo um de homicídio, e tinha acabado de ser transferido de um presídio de Campinas (SP).

A polícia ainda procura por ele e pelos quatro homens que participaram da ação fortemente armados. “A atuação dele foi em Campinas e toda a polícia do estado, não só de Campinas, está efetuando buscas com as informações que temos com o intuito de recapturá-lo”, afirma o capitão da Polícia Militar Fábio Rogério Cândido.

Para João Alfredo de Oliveira, presidente do Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado, a falha não está exatamente na segurança do local. “O preso, uma vez no semiaberto, ele não pode ser transportado no chiqueirinho da viatura, ele não pode ser algemado e também não pode estar em uma unidade que tenha muralhas. Para que se tenha um pouco mais de segurança, foram improvisadas algumas guaritas e o agente penitenciário não tem preparo para isso”, diz.

A Secretaria de Administração Penitenciária informou em nota que, mais que conter os presos, o regime semiaberto tem o objetivo de autodisciplinar os detentos, isso independentemente do crime que cometeram.


fonte: TV Tem Rio Preto - G1







Nenhum comentário:

Postar um comentário